segunda-feira, 1 de julho de 2013

Primeira parada - Chinatown

Hoje foi dia de passear  - e de me perder pela primeira vez!  o/

Eis que, caminhando próximo de casa, descubro uma rua cheia de lojinhas chinesas. Na verdade, um bairro chinês de San Francisco. Estava na Chinatown!



Lembra um pouco o bairro da Liberdade, em São Paulo, mas uma Liberdade chinesa. Há lojas que vendem de tudo - daqueles artigos de qualidade duvidosa baratinhos  à espadas e roupas orientais. Numa rua, há vários mercadinhos e "fruteiras" com verduras, frutas e  muita variedade de temperos, ingredientes e pratos típicos. A população chinesa aqui parece  bem grande, nas ruas da Chinatown se ouvia por todos os lados pessoas falando mandarim. 


Loja oriental com muuuita variedade de coisinhas interessantes







Loja de lustres e antiguidades. Linda!

-

No meio do passeio, ví esse bonde elétrico passando. Achei demais, pois as pessoas viajam sentadas ou em pé, o bonde passa sobre trilhos, como aqueles que haviam antigamente no Brasil - eu não viví esse tempo, mas devia ser bacana você passear assim, sem barreiras para ver a cidade.


Caminhei um monte por essa parte e não resisti à vontade de ir um pouco mais longe, caminhar por uma rua sem saber onde ia chegar, até que... me perdi!!!  hahahahaha! Só que ao invés de tentar me localizar, continuei caminhando, pensando que uma hora iria achar algum ponto de referência. Mas necas. Cheguei no Civic Center - a área onde estão as instituições públicas e diversas atrações culturais. Mas já estava tarde, o passeio por lá ficaria para outro dia. Pedi ajuda para voltar para casa para um senhor que me aconselhou a pegar o metrô - eu disse que poderia voltar a pé, ele disse que era longe. Masss... claro que eu praticamente voltei a pézito. Acho que caminhei pelo menos 15km hoje. Peguei um ônibus na Market Street para chegar próximo da Chinatown novamente, mas andei uns 2km de ônibus e já continuei a caminhada.

A função de pegar o ônibus merece um parágrafo a parte. Primeiro, perguntei a uma senhora onde poderia pegar o metrô, ela falou para eu descer até o Bart. BART o que??  Eu não entendia o que era, mas fui na direção que ela mandou. Alí em seguida tinha uma escada para descer para o metrô. E aí entendi o que era a tal da Bart Area: um sistema de transporte público rápido que leva até cidades próximas daqui. Legal, mas não me serviria. Então pedi informações no balcão de informações. Um moço me orientou a pegar o ônibus mesmo. Cheguei na parada e havia mapas, informações de todos os meios de transporte público e até um letreiro com o horário que chegaria o próximo ônibus.  Maravilha, mas o que me ajudou mesmo foi pedir ajuda a uma senhora que estava na parada. Ela não só salvou meu dia  me orientou como ainda falou para o motorista do ônibus que eu queria descer na Chinatown. Dentro do ônibus, um senhor logo veio me ajudar, quando perguntei o preço da passagem para a moça do meu lado. Me impressionei como as pessoas são dispostas a ajudar aqui :)


Um comentário:

  1. Bah! q massa os bondes! :D
    Minha mae me conta de vez em quando sobre os bondes que circulavam aqui em poa... devia ser muito legal mesmo.
    pô, Mari. Uma boa corredora como tu, devia voltar correndo pra casa, hehehe! brinks!
    e que bom, ainda há esperança no mundo! viva a bondade e boa vontade das pessoas! :D

    beijao

    ResponderExcluir