segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

San Francisco continua linda e por que eu ando sempre ocupada...

I`m back to The City!!



Diego e eu mudamos definitivamente para San Francisco, por motivos de: mais qualidade de vida, mais segurança, uma boa proposta de job. Difícil dizer não, a cidade é linda, colorida, diversa, agradável. Dificilmente alguém diria "não, não gosto muito da ideia de morar em San Francisco". A não ser que você seja o Donald Trump ou o Bolsonaro, ai realmente é charme e cor e vida demais para seu gosto.




Castro - nosso querido bairro percursor do movimento LGBT e nossa casa nos primeiros dias


Nos mudamos no começo de janeiro e desde então tenho andado sempre ocupada (desculpa mãe pela falta de fotos da cidade!).Tenho sempre um jeito de me ocupar o dia todo  - hoje por exemplo passei a manha no City College assistindo uma aula de inglês. Ai, um almocinho no Chipotle (restaurante mexicano que faz muito mais sucesso que o Mc Donalds aqui) e vim pra casa continuar um curso virtual no Coursera. 






Ferry Building  e o historical street car que opera desde 1915 + info aqui 



Golden Gate Conservatory of Flowers


Mais tarde tem academia e jantinha - que aqui é uma belezinha de fazer pela variedade de opções no supermercado. Um dia, cozinho comida indiana, no outro tailandesa, depois árabe, italiana e de vez em quando uma brasileirinha... Como uma foodie de carteirinha, amo isso!!

Assim, sempre tem algo a ser feito - uma visitinha ao supermercado, um workshop, uma aulinha, um encontrinho com amigos - e passamos pouco tempo realmente "turistando" pela cidade. Mas ainda que a gente já conheça muito dela pelas passagens anteriores, sempre tem o que visitar.

Uns dias atras, fomos conhecer o Sutro Baths e a parte mais ao Northwest da cidade, que é onde a terra acaba e o mar começa - por isso, conhecida como "Lands End".  Fizemos um tour gratuito com o pessoal do San Francisco City Guides , onde o guia é sempre uma pessoa que mora/ conhece bem o local e faz a tour voluntariamente. 

Essa região tem uma serie de pontos interessantes:



Sutro Baths ruins:


Sutro Baths, 1915




Sutro Baths ruins, 2015


La no inicio do seculo 20 a maioria das pessoas não tinha água encanada, muito menos um chuveiro em casa. Eram comuns as casas de banho, onde se ia uma vez por semana tomar um banho em uma piscina coletiva. Por alguns centavos, você ganhava uma roupa de banho, sabonete e uma toalhinha e se deliciava numa água fresquinha trazida do mar e aquecida a 19 graus Celsius!  Pode não parecer muito quente, mas para comparar, água do mar aqui geralmente fica em torno de 12 graus. 

Por volta da decada de 50 as casas de banho comecaram a perder popularidade e a Sutro Baths foi se deteriorando, ate que boa parte da estrutura foi consumida em um incendio. Restaram as ruinas da foto acima, com as piscinas e a casa de maquinas onde a agua era tratada, e um museu onde se pode ver fotos e objetos da epoca.


Cliff House:


Ocean Beach e a segunda Cliff House, cerca de 1900. Gary Stark


Sabe aquelas casas que sao vistas em filmes de terror antigo, na beira de uma colina, em frente ao mar?  
San Francisco tem uma delas - desde 1863. Na verdade nao a mesma, e sim a terceira versao dela. As duas primeiras foram consumidas pelo fogo, inteiramente, Suspense bastante para começar uma historia, não?
Ainda vou escrever mais sobre ela...







3 comentários:

  1. Comentando com esse user antiquíssimo porque não consigo comentar com o LJ... Chegaram a entrar na Cliff House? É óbvio que meu lado mórbido ficou curioso. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WP, digo. O user me levou de volta ao LJ, jesus.

      Excluir
  2. Adorei! Segue postando as ruas experiências em SF.
    Espero que tudo esteja dando certo por aí.

    ResponderExcluir